terça-feira, 31 de julho de 2012

Presidente da Junta de Oleiros - "O Pescador"

Consta uma lenda, que há muitos muitos anos, no lugar da Lapa em São Paio de Oleiros, encontraram uma lapa, que como todos sabem é um animal que existe no mar. Pois bem, por estes dias, em pleno arraial da Vila Oleirense, o nosso estimado vizinho, (da cor do nosso não menos estimado Mino) "Davidinho Piscador" decidiu dedicar-se à pesca! Numa tentativa (talvez) de reinventar alguma lenda que era desconhecida do povo de Oleiros, talvez "Qui ça"  pesca com um pau no chafariz!
Poderia parecer anedota, e se calhar até o pretende ser, mas o que é triste nesta graçola, é que este Senhor Presidente de Junta nosso vizinho, se revelou um despudorado e insensível violentador de pobres animais, indefesos que eram os peixes residentes num pequeno lago existente junto do largo da Igreja há décadas.
A vontade de acabar com o pequeno lago ornamental foi de tal ordem, que  não teve o menor pojo em despejar pela latrina (diga-se: esgoto) toda a flora e fauna existentes no referido ornamento aquático, num total e completo desrespeito e desprezo pelos coitados dos animais.
Não lhe teria ficado mal, recolher os bichos e os ter entregue a particulares, lojas de animais, ou mesmo alguma associação de animais, que certamente saberiam lidar com isto. O que parece ser completamente insano e inadmissível foram os populares que encontraram dezenas e dezenas de peixes a sufocar no esgoto.
Fica por isso aqui patente um triste registo do que são os nossos autarcas locais....

Rentrée do BE este ano é em Santa Maria da Feira

Enviado por e-mail:


O Bloco de Esquerda vai organizar de 31 de Agosto a 2 de Setembro na Escola Secundária de Santa Maria da Feira a 6ª edição do Fórum “Novas Ideias para a Esquerda”, Socialismo 2012. Este é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, História, Ciência, Cultura e Sociedade. No seguimento das anteriores edições serão organizados cerca de 50 debates, seminários e workshops que, ao longo de três dias, permitirão aprofundar ideias, porque o Socialismo também precisa de ser pensado. A entrada é livre, a participação também.

Esta é a primeira vez que o Fórum Novas Ideias para a Esquerda é realizado no distrito de Aveiro. A abertura do mesmo, no dia 31 de Agosto às 21h30 estará a cargo de Luís Fazenda (líder parlamentar do BE), Alda Sousa (eurodeputada pelo Bloco) e Pedro Nuno Santos (deputado do PS).

Durante os dias de sábado e domingo realizar-se-ão cerca de 50 debates, workshops e mesas redondas sobre xenofobia, armamento, trabalho sexual, reabilitação urbana, lei dos compromissos, parcerias público-privadas, feminismo, precariedade, crise financeira, crise de 1929, literatura, ecologia e ambiente, serviço nacional de saúde, salazarismo e marcelismo, educação e escola pública, legalização das drogas leves, memorando da troika, direitos dos animais, justiça, ensino superior, austeridade e a alternativa. A reflexão far-se-á também em torno do legado de autores e teóricos, como Gramsci, Marx ou Karl Polanyi. Haverá lugar a workshops de teatro do oprimido e à visualização e discussão de filmes.

De salientar a presença e participação de oradores como Alexandra Oliveira (investigadora na área da prostituição de rua), Sousa Dias (professor de filosofia e autor de livros sobre a obra de Deleuze e de Marx), Júlio Machado Vaz (sexólogo), João Salaviza (realizador, vencedor do festival de Berlim), José Castro Caldas (economista e investigador), Celso Cruzeiro (advogado), entre tantos outros.

O encerramento do Fórum Novas Ideias acontece no dia 2 de setembro, domingo, às 18h, com Pedro Filipe Soares e Francisco Louçã.

Este é um espaço de reflexão e de debate que se quer aberto, plural e democrático, porque não há esquerda sem democracia, sem discussão sem crítica. É também um espaço de determinação por um outro mundo, porque não há esquerda sem alternativa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Centro Social de Paços de Brandão "congela" Subs. de Férias



O Centro Social de Paços de Brandão, de forma a fazer frente a uma dívida contraída para as obras de requalificação, decidiu este ano de 2012 "congelar" os vencimentos referentes a Subsídios de Férias do pessoal. Possivelmente o nosso estimado Carlinhos das Neves não viu as notícias mais recentes. Ou por outro lado, decidiu "congelar" a Constituição da República Portuguesa... a ver vamos!


segunda-feira, 23 de julho de 2012

As obras do arco da Igreja

Quando há uns tempos atrás, o nosso estimado pároco Lando verificou que na sua casa de Rio Meão, os pés não se lhe aqueciam, deduziu brilhantemente que isso se devia a ter uma casa fria demais!
Vai daí,  pôs-se a pensar...pensou...pensou...e ao fim de uns incríveis 30 segundos, decidiu que ia arranjar um sistema de aquecimento espectacular para os pés, sem ser umas meias de lã. Porém, primeiro tinha de deitar a casa toda a baixo, e aí sim, os seus pés abençoados ficariam quentinhos.
Aquilo que o nosso Lando não estaria bem à espera, é que a casa que habitava, que supostamente seria  pertença de Deus, logo sua, afinal não o era! Pertencia sim ao povo Riomionense, que há muitos anos, e com muito esforço a ergueu. E para deitar uma pedra abaixo que fosse,  tinha de se haver com a Junta da terra, coisa que nunca é muito do agrado de Deus. 
Por isto, e como vivemos tempos de crise, quem manda em Rio Meão,  não se deixou levar em cantigas, e lá lhe disseram, (e bem) : "Não há graveto!".
Sem deitar as mãos a cabeça, porque os pés lhe iam ficar frios no Inverno, lá se pôs uma vez mais Lando a pensar! Pensou...pensou e ao fim de 25 segundos (recorde mundial de "pensadura"), encontrou uma solução brilhante!
 "É pá, e se eu fizesse o aquece pés em Paços? Afinal aquilo lá, pertence a Deus! Além disso já ninguém se lembra que o terreno nunca foi da paróquia mas sim do povo! Há que aproveitar o trabalho bem feito do meu antecessor!".
Se bem o pensou melhor o fez! E sem deitar toda a casa ao chão, parece que já  instalou o sistema que lhe vai aquecer os pés de Inverno, e aproveitou ainda para fazer mais uns "arranjinhos" de ocasião. Coisa  pouca, uns trocos na ordem dos 80.000 aérius! 
Pois bem, o povo Brandoense não pode em si de contente, e regozija de felicidade ao saber que sua Santidade o Padre ó Lando vem de malas aviadas para a beira do arraial! Vai daí bateram incessantemente  portas em toda a freguesia com uns lencinhos em nome de nossos senhor Jesus, e Maria a sua mãe, para ir juntando migalhinha a migalhinha os aérius necessários para esta obra grandiosa, tão necessária para a população que vai a missa ao domingo!
Com este golpe de teatro que agora veio a nu, uma vez mais os Brandoenses conseguem passar a perna a "Malta" de Rio Meão! 
Agora só falta saber é se os de Lamas, não vão ser mais espertos que os de Paços, e como precisam urgentemente de padre, não irão aliciar o Lando com a casa paroquial novinha em folha equipada com aquecimento central! A ver vamos....

Nota: Qualquer semelhança com a realidade aqui transcrita...pode ser pura ficção!

PCP - Jorge Machado com trabalhadores da ICL e ICAL

Enviado por e-mail:



É JUSTA A LUTA DOS TRABALHADORES DA ICL E ICAL!

O Partido Comunista Português está de novo aqui presente, solidário com a luta dos trabalhadores da ICL e ICAL pelo pagamento dos salários em falta. Desta feita com a presença do deputado da Assembleia da Republica Jorge Machado, que ainda recentemente ali apresentou o requerimento, que já foi divulgado, sobre a situação inaceitável destas duas empresas.

Na verdade, não se entende nem se pode aceitar que, dispondo de um rico património e de todas as condições para laborar, a administração continue obstinada sem pagar a totalidade dos salários que são devidos aos trabalhadores que sempre deram o seu melhor, muitos deles há longos anos, para a existência e produção destas unidades industriais.

Como em muitos outros casos, a entidade patronal lamentavelmente, com vergonhosa impunidade, desrespeito pelas Leis da Republica e à boleia da política anti-laboral deste e de outros governos está a fugir às suas responsabilidades e obrigações.

O PCP saúda a unidade e determinação dos trabalhadores da ICL e ICAL demonstrada nestes já mais de quinze dias de luta, na empresa e na rua contra todo o tipo de pressões e provocações e que teve já como resultado uma primeira importante vitória – o pagamento de um mês de salário.

Só a firmeza e o prosseguimento da luta dos trabalhadores poderá fazer valer os seus direitos: a liquidação da totalidade dos salários em atraso!

                                     É TEMPO DE DIZER BASTA!

Stª Mª da Feira, 23 de Julho de 2012

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP

CD PAÇOS DE BRANDÃO - TORNEIO INTER ESCOLAS

Enviado por e-mail:



C.D. PAÇOS DE BRANDÃO E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EB 2/3 JUNTOS EM TORNEIO INTER ESCOLAS A REALIZAR NO DIA 29 DE SETEMBRO



O Departamento de formação do CD Paços de Brandão com a colaboração da Escola EB 2/3 de Paços de Brandão, vão organizar no próximo dia 29 de Setembro (Sábado de manhã), um torneio de futebol com todas as escolas do Agrupamento nos escalões de Traquinas B – Petizes A – Petizes B e Bambis, atletas nascidos respetivamente nos anos de 2005 – 2006 – 2007 e 2008/2009. Podem participar equipas  mistas (Masculino e Feminino).
Este evento  será realizado no Estádio D.Zulmira Sá e Silva (relva sintética). O clube e a Escola contam com o apoio de todos os pais. A colaboração dos treinadores do departamento de formação e professores ligados às escolas vão ser muito importantes.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAÇOS DE BRANDÃO
O Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão (AEPB) é uma entidade educativa situada na vila de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro com sede na EB2,3 de Paços de Brandão. Integra nove Jardins de Infância (JI), oito Escolas básicas do 1º Ciclo (EB1) e uma Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância (EB1/JI) da rede pública.
O AEPB abrange uma área pedagógica centrada na freguesia de Paços de Brandão e é frequentado por alunos provenientes de, na sua maioria, Paços de Brandão, Rio Meão, São Paio de Oleiros e Santa Maria de Lamas.

C. D. Paços de Brandão - Apresentações

Enviado por e-mail: 


JUVENIS
A  apresentação para as duas equipas (A e B) vai ser efetuada na próxima SEGUNDA FEIRA dia 23 às 19,00 horas. Todos os atletas devem estar presentes.  Vão ser apresentados  os novos  treinadores (muito ambiciosos). O CD Paços de Brandão vai tentar que a equipa principal a militar  na primeira divisão, suba aos nacionais. A equipa secundária vai disputar a segunda divisão, com o objetivo de se preparar devidamente para no ano seguinte, talvez disputar uma prova bem diferente e mais aliciante.  

INICIADOS
A  apresentação para as duas equipas (A e B) vai ser efetuada na próxima TERÇA FEIRA dia 24 às 19,00 horas. Todos os atletas devem estar presentes.  Vão ser apresentados  os novos  treinadores (também muito ambiciosos).  Os objetivos são os mesmos do escalão de Juvenis.
O C.D. Paços de Brandão tem condições de trabalho e instalações excelentes, e esta época vai apostar forte. Espera-se um bom desempenho de todos os atletas que já pertencem ao clube e todos aqueles que certamente vão chegar de novo. Os treinadores já escolhidos dão garantias de muita qualidade.

FUTEBOL DE SETE
No próximo dia 8 de Setembro durante a manhã serão as apresentações de todas as equipas – INFANTIS A – INFANTIS B – BENJAMINS A – BENJAMINS B – TRAQUINAS A – TRAQUINAS B – PETIZES A – PETIZES B – BAMBIS.
Os horários serão conhecidos brevemente.

CDU - Extinção de freguesias em Santa Maria da Feira

Enviado por e-mail:



José Hermano Saraiva 3 de Outubro de 1919 — 20 de Julho de 2012

José Hermano Saraiva 
1919 — 2012




José Hermano Saraiva, foi para muitos uma referência nacional na divulgação da História, das tradições e das gentes que fazem este nosso Portugal. Foi através de muitos vários programas de televisão da sua autoria, que conquistou reconhecimento pelos seus méritos e qualidades de comunicador.
Apesar de muito falar de História, nunca foi um investigador, e naturalmente nunca foi historiador, apesar de lhe apontarem muitas vezes este atributo. No entanto, nos meios académicos de investigação, era muitas vezes alvo de criticas, pois nem sempre se mostrou rigoroso naquilo que dizia nos seus programas, o que lhe valeu muitas vezes a alcunha de "Contador de Estórias". 
Apesar de possuir um passado pouco abonatório, sobretudo quando integrou o Governo do Estado Novo, e quando mandou reprimir as revoltas dos estudantes de Coimbra em 1969. O Engenho não quis deixar de prestar aqui uma homenagem a este senhor, pelo simples facto de ter num dos seus programas falado do Museu de papel de terras de Santa Maria e da sua história,  que por se situar em Paços de Brandão, elevou um pouco mais o nome da nossa terra.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

C. D. Paços de Brandão ASSEMBLEIA GERAL – 13.07-2012

Enviado por e-mail:





ASSEMBLEIA GERAL – 13.07-2012



Menos sócios presentes nesta Assembleia, e após a leitura e aprovação por unanimidade da ata da Assembleia anterior, o Presidente desta Assembleia “Vitor Godinho”, deu a conhecer aos sócios de que nenhuma lista chegou  ao clube para assegurar o mandato do biénio 2012/2014. Perguntou de seguida se alguns dos sócios presentes se candidatavam ao novo elenco directivo... e nesta Assembleia, nada se resolveu.
Por sugestão do sócio Manuel Rocha, e aprovado por unanimidade dos sócios, o clube vai ficar à espera que chegue  uma lista,  já com todos os órgãos definidos, para assim tomarem a respectiva posse, numa Assembleia Extraordinária a marcar em devido tempo.
O Presidente actual Januário Monteiro e restante direcção,  com final de mandato a 31 de Julho, vai assegurar os compromissos até essa data. No entanto, o Presidente Januário Monteiro com alguns dos seus colegas, têm consultado algumas pessoas para ajudarem o clube no sentido de fazerem parte de um novo elenco directivo, para o clube não cair num vazio.
O responsável do Departamento Sénior da última época Paulo Brito, diz não ter ainda apoios suficientes (muito longe disso) para garantir a continuação da equipa sénior na época que se avizinha. Esta próxima semana vai ser muito importante para definir se vai haver ou não equipa sénior.
No sector Juvenil, os seccionistas da época transacta, prontificaram-se e disponibilizaram-se  a ajudar o clube na época desportiva que se avizinha, esperando certamente que apareça uma direcção.
A Mesa Assembleia Geral