terça-feira, 30 de julho de 2013

Viagem Medieval em Santa Maria da Feira - 2013

Enviado por e-mail:

«Estamos quase a chegar a mais uma edição da Viagem Medieval a ser realizada em S. Maria da Feira, entre os dias 1 e 11 agosto. Trata-se da maior e mais antiga feira medieval realizada em Portugal!
 
O recinto contempla amplas áreas de alimentação medieval, onde o famoso porco no espeto é o rei. Terá zonas de encenação históricas, centenas de figurantes, fatos medievais para alugar, e muitas barraquinhas de venda de produtos da época.

O mote desta edição é o reinado de D. Afonso II, um rei sem tempo:

"Em 1211, D. Afonso II herda um reino devastado por uma grave crise interna, intensificada pela oposição à sua sucessão. Ao contrário dos seus antecessores, talvez pelos seus graves problemas de saúde, não se envolve diretamente em grandes campanhas militares nem mesmo na conquista de Alcácer do Sal, deixando para outros o domínio da guerra. El-rei escolhe outras alternativas para impor a sua autoridade, revelando-se um estadista fora do comum, com uma grande visão política e estratégica, tomando decisões fundamentais e inovadoras na boa governação e consolidação administrativa do reino.

A realização das primeiras Cortes em Portugal, no primeiro ano de reinado, marca de imediato o rumo da política nacional, promulgando várias medidas destinadas a garantir o direito de propriedade. A promoção das inquirições por todo o reino, a criação do notariado e a sistematização de registos de chancelaria são ações que fomentam a supremacia da justiça régia e a autonomia do poder do monarca.

Este reforço da centralização do poder vai originar uma campanha antissenhorial que será agravada pelos conflitos desencadeados com as irmãs, a pretexto da posse de lugares e bens legados por D. Sancho I, culminando numa violenta guerra civil que envolve algumas famílias tradicionais, chegando até ao reino de Afonso IX de Leão.

A partir de 1222, a doença de D. Afonso II agrava-se e neste contexto vai providenciar a sucessão do seu filho ainda menor, encomendando a sua proteção e a do reino ao Papa. Outras preocupações são as frequentes hostilidades com alguns bispos, nomeadamente de Estevão Soares da Silva, e as intromissões militares protagonizadas pelo irmão bastardo Martim Sanches, na fronteira a norte.

Durante o seu reinado, foi várias vezes excomungado, de tal modo que em 1223, na hora da sua morte, vigorava um interdito lançado pelo arcebispo de Braga, levando a que o seu desejo de sepultura em Alcobaça não pudesse ser logo cumprido: el-rei D. Afonso foi muy bom cristão, no começo, mas despois não foi assim bom, seguindo muyto sua vomtade."

Para mais informações visite: http://www.viagemmedieval.com


Fica aqui pois o convite para visitarem a verdadeira experiência Medieval, naquela que arrasta multidões de todo o país!»

1 comentário:

  1. O CiRAC mais uma vez participará activamente nesta edição...
    O CiRAC será responsavel por uma animação diária, pelas 21h45, na praça nova, uma actuação na Praça Gaspar Moreira em conjunto com os diversos grupos de percussão feirenses e uma animação circulante pelas 18h30...
    Para além disso, o coro estará, pela primeira vez, presente com uma participação activa. Assim teremos concertos na Capela do Castelo e na Praça Gaspar Moreira durante o fim de semana.
    Para além disso teremos também instalada, por trás das piscinas, a Tasca do CiRAC.

    ResponderEliminar